top of page
Foto do escritorRaíssa Ruperto

Cicely Saunders

Cicely Saunders nasceu em 22 de junho de 1918 em Barnet, Hertfordshire, Inglaterra. Era a filha mais velha de uma família rica e foi educada na Roedean School, desde os 10 anos de idade. A escola foi fundada com o objetivo de preparar as meninas para o ingresso nas faculdades femininas recém-inauguradas na época.


Em 1939, aos 20 anos de idade, Cicely Saunders estudou política e filosofia na Universidade de Oxford, mas em 1940, durante a II Guerra Mundial, interrompeu os estudos acadêmicos para se tornar enfermeira na Nightingale Training School do Hospital St Thomas de Londres, qualificando-se em 1944.

mulheres no mundo

Atuou como enfermeira durante alguns anos e tempos depois, devido a uma lesão nas costas Cicely, se viu obrigada a deixar a enfermagem e retornar para Oxford, onde se graduou e recebeu o diploma de Licenciatura em Assistência Social em 1947, e posteriormente trabalhou, durante 3 anos, no Hospital St Thomas.


Nessa época, Cicely conheceu David Tasma, um paciente judeu e polonês, que havia fugido do Gueto de Varsóvia e trabalhava como garçom. David havia sido diagnosticado com câncer avançado e não tinha familiares, apenas alguns poucos amigos para o acompanharem. Após a piora do quadro clínico, David foi transferido para outro hospital em outra parte de Londres, e Cicely, que antes o acompanhava como sua assistente social, passou a visitá-lo inúmeras vezes como amiga, nos dois meses que se seguiram, antes da sua morte.


Diante da baixa influência que uma assistente social poderia ter para manejar os pacientes, Cicely aos 33 anos decidiu iniciar sua carreira médica. Assim ela se formou em Medicina em 1957. Em 1958, ela recebeu uma bolsa de pesquisa do Halley Stewart Trust para trabalhar no controle da dor em doentes terminais, trabalhando no St Joseph's Hospice, em Londres. Em St Joseph ela passou sete anos estudando a natureza e o tratamento da dor e sedação. Ela defendeu a terapia com morfina por via oral, administrada regularmente.


Em 1963 Cicely começou a publicar na imprensa médica e foi convidada a dar várias conferências no mundo, especialmente nos Estados Unidos. Em 1964 elaborou a definição de dor total, que reconhece que a dor é multifacetada e envolve aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais.

"A experiência total do paciente compreende ansiedade, depressão e medo; a preocupação com a dor que afligirá sua família; e muitas vezes a necessidade de encontrar sentido para a situação, uma realidade mais profunda na qual confiar."

Ela foi a primeira especialista a abordar os momentos antes da morte em pacientes terminais, e iniciou o "Movimento Hospice", que mais tarde se espalhou pelo mundo. Em 1967, o Dr. Saunders abriu o St Christopher's Hospice em Londres, o primeiro centro para doentes terminais e cuidados paliativos da Inglaterra. Neste centro o foco era o tratamento da dor e dos sintomas, o apoio psicossocial e espiritual aos pacientes e às famílias, o trabalho interdisciplinar da equipe de saúde, e cuidados de fim de vida. Da mesma forma, este foi o primeiro hospice com atividades acadêmicas de educação e pesquisa sobre os cuidados paliativos.

mulheres no mundo

Suas publicações na imprensa médica são múltiplas, tanto como autora quanto editora, destacando:

  • 1958: Dying of cancer. St Thomas’s Hospital Gazette

  • 1960: The management of patients in the terminal stage.

  • 1964: The nature and management of terminal pain.

  • 1965: Care of the dying. I. The problem of euthanasia.

  • 1976: Living with dying: the management of terminal disease.

  • 1980: The philosophy of terminal care.

  • 1984: Watch with me: inspiration for a life in hospice care.

  • 1990: Hospice and palliative care: an interdisciplinary approach.

  • 1993: The management of terminal malignant disease.

Ela recebeu inúmeros prêmios e honrarias por sua contribuição à medicina e à humanidade. Ela foi membro dos Colégios Reais de Médicos, de Enfermeiras e de Cirurgiões. Em 1979, ela foi nomeada Dama da Ordem do Império Britânico. Em 1981, ela recebeu o Prêmio Templeton.


Cicely Saunders morreu em 14 de julho de 2005 de câncer de mama, aos 87 anos, em seu quarto no St Christopher's Hospice, rodeado pelo cuidado e tratamento de ela mesma promoveu. Ela foi uma líder e uma inspiração para o movimento dos cuidados paliativos no mundo.


Referências bibliográficas

1. VIDAL, M. A.; TORRES, L. M.. In memoriam Cicely Saunders, fundadora de los Cuidados Paliativos. Rev. Soc. Esp. Dolor, Madrid , v. 13, n. 3, p. 143-144, abr. 2006

Comments


bottom of page